terça-feira, 3 de novembro de 2015

Bebidas vegetais (erradamente chamadas de "leites"

Desde o ano passado deixei de beber leite de vaca. Não consigo precisar a data, mas penso que em Outubro já não bebia. Já era uma coisa que eu queria desde há uns anos (eu lembro-me de ser pré-adolescente e querer ser vegetariana, mas a Mommy sempre me disse que só quando fosse crescida) e lembro-me que uma vez, devia ter uns 15 anos e fui ao super comprar uns pacotinhos de bebida de soja daqueles com sabor, para experimentar. Foi horrível, ia-me vomitando toda! Claro, se calhar as bolachas integrais sem açúcar que também comprei não ajudaram, ahahaha. Decidi esperar mais uns anos.

Entretanto aproveitei uma ida ao Continente e fui à secção das bebidas vegetais para ver o que havia. Tudo caríssimo, claro. Mas lá trouxe uma bebida de soja da marca deles. Aquilo custou, o sabor é diferente, a textura é diferente. Experimentei com chocolate, com café.... todas as manhãs ia vendo como é que aquilo se engolia melhor. Notei entretanto - vem aí porcaria, ahaha- que deixei de ter tantos puns matinais -eu avisei - e ao longo do dia. A sério, parece horrível falar disto, mas é verdade! Eu lembro-me que quando bebia Ucal (as saudades que eu tenho!) de manhã, antes de ir para a escola, ia o caminho todo a.... aliviar o intestino (eu ia sozinha para a escola e era raro cruzar-me com pessoas, ok?).

À medida que ia vendo o que havia nos supers, fui também experimentando bebidas novas, como por exemplo de arroz e de côco. Eu não gosto de côco, por isso foi um sacrifício beber a embalagem inteira. É que na altura eu pensei que talvez o sabor fosse uma coisa suave, mas afinal não. Já a de arroz, até nem desgostei (só do preço, 2€ e tal/Lt).
Então ia variando entre a de arroz (acho que era a da Alpro) e a de soja do Continente.

Entretanto comecei a trabalhar numa loja mais voltada para o lado saudável e alternativo e dei de caras com uma quantidade doida de bebidas vegetais diferentes. E claro, comecei a experimentar. E fui ficando com as minhas preferidas e com as que nunca mais quero provar, ahahah.

 Ora vamos lá então à lista:

As minhas preferidas:

Esta é que que estou a consumir de momento e é o nº1 da minha lista porque é uma bebida de arroz que apesar de não ter açúcar nenhum adicionado, é adocicada. Penso que será da variedade do próprio arroz. 


Durante bastante tempo andei a beber este, de arroz e avelã. Foi paixão à primeira "snifadela". Porque cheira (e sabe!!) a Ferrero Rocher! Bem, mais ou menos, visto que não tem açúcar nem chocolate. Mas pronto, faz lembrar o maravilhoso bombom dourado. Está em 2º lugar também porque o bebi durante tanto tempo que acabou por conquistar este lugar.


Este é básico, tal como o da Scotti, só de arroz. A diferença é que não é tão doce como o outro. Quando não há o da Scotti ou para variar um bocadinho, às vezes compro este.


Este só comprei duas vezes, quando comprei uma granola de côco e quis experimentar como ficava tudo junto (até nem ficava mal). Mas para mim, que não gosto muito de côco, só mesmo muuuuuuuuuito fresco, em dias de muuuuuuuuuito calor.


Os que menos gosto:


Embalagem bonitinha e tal, mas a mim realmente não me convenceu. É demasiado forte.


Quis experimentar bebida de aveia. Segundo os meus colegas não fiz uma boa escolha. Segundo eu... blaaaaaarhg! É realmente para apreciadores, porque eu não gostei nada. A minha sorte foi ter comprado o pacotinho pequenino. Talvez um dia experimente outra marca para dar outra oportunidade à aveia. 


Esta é um caso ainda a estudar. Bebi uma vez no trabalho, mas foi um bocado à pressa, só mesmo para o estômago deixar de roncar. Tenho que lhe dar outra oportunidade, penso que ficará boa num galão por exemplo.

As assim-assim:
As assim-assim são aquelas que gosto mas bebo raramente.
Por exemplo em viagem ou num lanche fora de casa

Esta de banana é muito boa mesmo!



Já experimentaram alguma (destas ou de outras)? 

4 comentários:

L✨ disse...

Eu já não bebo leite de vaca desde miúda, atrevo-me a dizer que quase nunca bebi devido ao vómitos que me provocava. Comecei por beber de soja, dado que na altura não existia muita variedade e só existia o Celeiro. Agora bebo mais de aveia.De soja bebo o achocolatado. Também gosto do de avelã e do de amêndoa. O de côco utilizo para batidos. Detesto o de arroz por achar demasiado adocicado. Fiquei curiosa com o de espelta, que nunca experimentei. Ahh, por norma compro sempre os da Alpro. Já bebi de outras marcas, mas não gosto muito.

Pretty in Pink disse...

Tenho de ver se experimento mais coisas porque realmente as que provei não gostei nada =P Não posso desistir estou a ver =P

Beijinho*

Anónimo disse...

Sabes que estou a tirar fotos aos teus pacotes de leite? Assim quando for ao supermercado, não vou ficar indecisa entre marcas e sabores. Quero também deixar o leite de vaca porque tal como tu, causa-me um incomodo no intestino, mas todas as alternativas que já comprei nunca gostei assim tanto, e volto ao leite de vaca.

Beijo e obrigada pela partilha (e pela informação também)

Cláudia disse...

Por estes lados é certo e sabido que disso não devo mesmo beber. Já provei mesmo agora em crescido e continuo a odiar lol

Beijocas