terça-feira, 25 de setembro de 2012

Jamie's food revolution

Tive por acaso a sorte de fazer zapping na Quinta passada e nessa mesma altura estava a começar o primeiro episódio de um programa chamado Jamie's food revolution. É com o famoso cozinheiro Jamie Oliver e o objectivo é ele mudar radicalmente a alimentação dos americanos. Começou por uma cidade, a cidade que segundo as estatísticas é aquela em que mais prematuramente morrem as pessoas, Huntington. Ora, ontem foi o terceiro episódio e além de enojada fiquei completamente aterrorizada. Ele está a começar por ajudar famílias e escolas. Começou por uma escola primária onde, espantem-se, o pequeno almoço era composto por pizza e leite com chocolate/morango daqueles de garrafinhas de plástico e o almoço eram hamburguers (os chamados por eles de "Sloppy Joe's"), nugguets e batatas fritas.

Quando ele fez um almoço saudável, com frango no forno, mais de metade da comida foi para o lixo, pois as crianças quiseram almoçar pizza.
Ao terceiro dia havia apenas comida saudável e quase todos os meninos nem tocaram nos pratos e ficaram sem comer (porque não havia mais nada).

Parece chocante? Não. Chocante é que naquela escola, com meninos dos 3 aos 10 anos, eles não sabem comer com garfo e faca. Apenas com colher. Chocante é ele ter ido a uma aula de pequenotes e nenhum, nenhum, saber o que é uma batata ou um tomate em estado natural, mas saberem o que são pizzas, ketchup, e batatas fritas.

Chocante foi ele ter levado um bando de petizes para a cozinha, ter-lhes mostrado das coisas mais repugnantes que eu já vi até hoje, os miúdos sabiam de que é que aquilo estava feito, disseram "Ughhh" e "Blaaarg", mas quando ele moldou aquilo na forma "nugguet" e fritou... espantem-se, eles quiseram comer.

Chocante foi na família que ele foi ajudar, quando abriu o congelador só se viam caixas de pizza, mas sem exagero! à volta de umas 30 caixas! E a mais pequena dessa família tem cerca de quatro anos, salvo erro, e já é obesa!

E eu pergunto, como é que isto é possível?
Os pais estão a matar os filhos! Ele disse àquela mãe que ela estava a matar os filhos. O filho de 12 anos, é obeso mórbido, sofre de bulling na escola e quando o Jamie os levou ao médico, ele disse que o miúdo, a continuar assim, é possível que morra aos 30/40 anos.

Ah, e não esquecendo que as próprias cozinheiras não aprovam a comida saudável, porque "dá muito trabalho".

Fez-me confusão, fiquei pequena, minúscula e apertadinha. E esta... visão tão realista só vem confirmar o que eu sempre dissee pensei. Os americanos são estúpidos. Epá porque são. O Daddy contava-me há uns dias que, creio que foi o Barack Obama quis diminuir a quantidade (ml) de coca-cola vendida nos restaurantes McDonald's. Parece então que a quantidade consumida numa refeição por pessoa é nada mais nada menos que 1L. E ele quis diminuir (não me lembro para que quantidade, se calhar para metade). Ui, foi uma revolução!!! Que era o que mais faltava, virem dizer aos obesos mórbidos o que devem ou não beber. Ele não querem saber deles próprios. São estúpidos. Mas depois "ai jesus" que têm diabetes, colesterol, problemas respiratórios....

Vale a pena ver, vale a pena aprender alguma coisa com aquela gente. No meio de tanta coisa má, ao menos que se tire uma boa lição. De segunda a sexta, às 20.30h com repetição às 14.30h no dia a seguir, na Sic Mulher.
E deixo-vos um trecho do episódio da tal família (vejam pelo menos o 01.13min).




8 comentários:

Ariana Artur disse...

Obrigada! Desconhecia este "estado da nação" americana (e não só!)
É triste. Mas é verdade...

Isa P. disse...

Os americanos são quase todos obesos, é uma realidade. Fiquei curiosa em relação ao programa. Qual o canal?

Tania disse...

Eu já tinha visto, penso que é a 2ª vez que passa na tv.
É de facto repugnante e deveria ser considerado abuso infantil aquela alimentação que é dada às crianças.
Como é possível serem tão estúpidos, tão ignorantes...? Eu só conseguia comparar com a minha casa, em que tentamos cada vez mais em comer "natural", deixar de parte tudo o que seja processado e fazer desde a raíz. Quando a cozinheira referiu que eles não comiam com faca a garfo... caramba o quê!!! o meu filho com 3 anos já quer a faca na mesa e começa a fazer uso dela e aqueles meninos e meninas a comerem com colher aquela comida javarda... é só fritos e mais fritos e aquelas cozinheiras (que nem merecem o título... poderiam ser só as srs. fritadeiras e empratadoras) a dizerem que não concordam com os métodos, nem com aquilo que ele está a fazer. CRE-DO

Cláudia disse...

Olha eu vi isso!
Também fiquei bem parva juro-te!

Principalmente na escola, fiquei parva com o que os putos comiam!
A educação começa em casa mas se na escola também só levas com aquele tipo de comida...

Obrigado por dizeres quando dá que eu já não fazia a mínima =)

Beijocas

Tal mãe, tal filha disse...

É realmente chocante, só vendo porque parece mentira! Já tinha visto há uns tempos atrás. E o locutor da rádio? Bem...deixou o Jamie de rastos de tão arrogante que foi. Não sei se já deu o episódio em que demonstram o que acontece nos funerais de obesos, é triste, muito triste...

Beijos/ A mãe

Níxia disse...

Por acaso calhou ver esta tarde.. e o que mais me tocou foi uma miuda do secundário (obesa mórbida), no final do programa, aquando da partilha de experiência dizer que o médico lhe tinha dado mais 7/8 anos de vida se continuasse a comer assim.. é triste..

S* disse...

Gosto do Jamie e do programa, mas é um bocadinho tudo demasiado à base de vegetais.

eu disse...

Também ando a ver e a gravar a série. É chocante...