sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Frigorífico (ou "Qualquer dia estamos outra vez a conservar as coisas em sal!)

Alguém um dia me há de explicar porque é que as coisas adoram avariar-se às portas dos fins de semana.

Aqui em casa já é tudo relativamente velho. Há coisas de de vez em quando dão problemas, é normal (mas é chato!). Há uns tempos andava eu a vaguear pela casa e notei que a casa estava demasiado silenciosa... 'tão a ver quando falta qualquer coisa e vocês não sabem bem o que é? Vou à procura do silêncio excessivo e dou com o frigorífico todo descongelado (congelador cheio de comida, claaaro). Ia morrendo, tanto dinheiro ali a perder-se e eu sem poder fazer nada*! Ligo ao Daddy, porque nestas coisas eles é que sabem o que querem fazer. Ora bem, o Daddy é muito boa pessoa mas tem um defeito enorme, não gosta de deitar NADA fora. Mas quando digo NADA é mesmo NADA. Às vezes lá em casa parte-se uma caneca ou um garfo/faca e ele vai logo pôr tudo a colar. Claro que depois a Mommy tem que "fazer desaparecer" as coisas coladas. Sugeri então que se calhar estaria na altura de se comprar um frigorífico novo, este já é antigo, a reparação vai sair cara, mimimi, rinhinhi e rinhónhó. Resposta do outro lado: "Pooois, vocês são de uma geração que não preserva as coisaaaaas, só querem é comprar coisas noooovaaaas....". Resumindo e concluindo? Lá chamei um técnico, paguei uma pipa de massa (p'ra cima de 200€, só para terem noção...) e levou um motor novo. Quando informei o Daddy "Ah... mas por esse dinheiro mais valia termos comprado um novo...." WHAT THE HELL!!!! Mas isso foi o que eu disse, mas alguém quis ouvir-me? Nããããããão! Como sempre!

Bem, às tantas passado uns dias, começámos a reparar que o frigorífico (ou seja, a parte que não é congelador) tinha ao fundo, uma camada de gelo tão grande que a parte do fundo da prateleira estava coberta pelo gelo. Reduzi o termostato para não estar tanto frio e pronto, fomos à nossa vida. À noite, vamos lá outra vez e o motor estava parado! A luz desligada e claro, o gelo lá de trás a amolecer. Pimbas, não me digas que a merda do motor NOVO e CARO já se avariou! E à noite! E às portas do fim de semana! A sério, eu um dia morro de stress! Não podia fazer nada, fomos para a cama. Disse-lhe que de manhãzinha chamava o técnico outra vez cá a casa.
De manhã ele levantou-se primeiro do que eu e foi acordar-me a dizer que o frigorífico já estava a trabalhar outra vez. Fui ver e realmente já estava "normal", a refrescar e com a parede do fundo descongelada. E de vez em quando ele fazia isto. Pronto e nós já sabíamos que passadas umas horas (nunca mais de 24h!) ele lá ligava e como abrimos o frigorífico o menos possível, as coisas nunca se estragaram.

Ontem, quando eu acordei lá estava a luz desligada e o motor mais silencioso que o silêncio. Não me preocupei, já sabia que quando chegasse a casa em principio já estaria a funcionar. Mas quando cheguei ainda não estava. E o rapaz diz-me que ele já estava assim desde a noite anterior! Ora, 24h passadas! Pronto, agora é que deu o berro! "E agoooora? Estou farta desta meeeerda! Tudo se estragaaaa!!".

Já estava a fazer planos de acordar cedíssimo (porque entretanto já eram 22.30h) para ir à Worten e comprar um frigorífico. Mas e o problema da entrega? Um frigorífico não é propriamente uma coisa que eu possa trazer no metro! Aiuiii, e agoooora, vamos passar o fim de semana sem frigorífico, ele só devem vir entregar lá para Segunda ou Terçaaaa (a minha vida é um dramalhão, ahahaha). Bem, às tantas ele diz para eu ir ver o horário da Worten para ver se ainda tínhamos tempo de lá ir. E tínhamos. E fomos. Andámos por lá, a ver preços (não queria um caro mas também não queria comprar uma porcaria barata), a ver os modelos, os interiores, etc. Lá veio um rapaz para nos ajudar e acabámos por escolher um que agradou a ambos a todos os níveis.

E pronto, amanhã vêm cá entregar o frigorífico novo (até já parece Natal!) e nós estamos excitadíssimos.

Quando chegámos a casa, fui finalmente tomar um duche para nos enfiarmos na cama (já passava da 00h), estávamos estoirados, foi um dia muito longo para ambos. Quando saí do duche ouvi o motor do frigorífico a trabalhar. Só disse "Epá, não me fºd@s! Não pode ser!". Mas podia. Uma coisa é certa, isto também não era vida, estar na corda bamba sem saber se de repente ele se avariava de vez, e se na altura iríamos ter dinheiro ou não. É menos um assunto a preocupar-nos. Depois conto se ao menos foi ou não uma boa compra.

2 comentários:

Marisa Reis disse...

Assim ficas com um suplente que podes oferecer ao teu pai como prenda de Natal :)

Cláudia disse...

E pedires o dinheiro de volta ao Sr que te colocou um motor merdoso que de novo mais parece que não tem nada?

Quero ver o novo depois =P

Beijocas