Ingredientes:
* 2 sacos de paloco (eu compro no Continente, mas podem fazer com bacalhau a sério - até é suposto, ahaha)
* 6 ou 7 batatas médias
* 1 cebola grande
* Sal q.b.
Para as "natas"
* Reservar água de cozer o bacalhau
* Farinha de arroz
* Óleo de côco
* Bebida de arroz
* 1 embalagem de creme de arroz
* Sal, pimenta, noz moscada
Preparação:
Comecei cedo a preparar o paloco. Por volta da hora de almoço fervi água, deitei o paloco lá para dentro e tapei (já com o lume desligado). Basta deixarem arrefecer e quando forem fazer o jantar, está cozinhado no ponto. Não é necessário ferverem o bacalhau/paloco, porque o tempo de cozedura deles é super baixo, ele cozinha apenas com o calor da água fervida.
À noite, cortei as batatas em rodelas finas (deixei a casca) e dei-lhes uma semi-cozedura em água temperada com sal. Entretanto desfiei o paloco e guardei a água da cozedura.
Fui fazer o bechámel. A olhómetro deitei para um tachinho um bocado de óleo de côco, farinha de arroz e mexi com uma vara de arames, enquanto o óleo ia derretendo. Quando ficou uma bola no fundo do tacho, juntei uma parte da água do paloco, uma parte de bebida de arroz (mais ou menos 50% de cada) e continuei a mexer. Aproveitei o lume baixinho e fui montar o tabuleiro. Cebola no fundo, paloco desfiadinho e tapei com metade das batatas. Cobri um uma parte do creme de arroz (tipo natas) e repeti o processo, cebolas, paloco e o resto das batatas. Puz mais uma parte de creme de arroz e juntei o resto ao bechámel. Depois, cobri o tabuleiro todo com o bechámel e levei ao forno até ficar coradinho.
Não consegui tirar ao tabuleiro mas aqui está, num tupper pronto a ir para o congelador, para depois ir na lancheira do almoço de uma semana qualquer que virá. |
1 comentário:
Olha que também comprei paloco e parece que vai passar a ser o usado. Mal se nota a diferença ou aliás, não se nota mesmo lol
Mas tem bom aspecto sim senhora e mais uma receita que não faço aos anos.. Bah!
O bechamel é que vou continuar a fazer o meu lol
Beijocas
Enviar um comentário